No dia 10 de abril, celebra-se o DIA DA ENGENHARIA.
Construir lares é um trabalho árduo. A magia de transformar cimento, tijolo (e mais inúmeros materiais!) no espaço mais importante, na maior conquista dos nossos clientes, é um privilégio para poucos.
Na Exto, #SomosTodosEngenheiros, trabalhando com nossas aptidões, da escolha do terreno à comercialização, todos nós fazemos parte da construção da experiência do nosso cliente e deixamos nosso legado em suas vidas e na cidade.
A engenharia se faz presente também na administração das rotinas, das tarefas, em coordenar o trabalho e nossas vidas pessoais, em encontrar bem-estar em meio ao dia-a-dia.
Nosso país é relativamente recente na área da engenharia, comparado com a Europa. Porém, quando foi descoberta, a Engenharia ainda não estava tão consolidada, embora muitos engenheiros já existissem e a praticassem (mesmo sem o título formal).
Acredita-se que a Engenharia tenha começado mesmo no Brasil com a fundação da cidade de Salvador, em 1549, quando as construções eram mais parecidas com construções de verdade que com abrigos temporários.
O início formal dos cursos de engenharia por aqui aconteceu em 17 de dezembro de 1792, com a criação da Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, na cidade do Rio de Janeiro. Inicialmente, foi instalada na ponta do Calabouço, na Casa do Trem de Artilharia. E, em 1933, o então presidente Getúlio Vargas assinou o decreto que regulamentou a atividade do engenheiro.
Algumas Curiosidades
Joaquim Cardoso foi o responsável pelos cálculos que possibilitaram tirar do papel os projetos do arquiteto Oscar Niemeyer e dessem origem à Brasília.
O cartão postal do Rio de Janeiro foi projetado pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa, em parceria com o escultor francês Paul Landowski.
O engenheiro francês Gustavo Eiffel também projetou algumas obras como o Farol de Salinópolis, Farol de São Tomé, em Campos dos Goytacazes e o Reservatório de São Brás, em Belém.
A segunda maior hidrelétrica do mundo é a Usina de Itaipu, construída na divisa do Brasil com o Paraguai, que dividem o total de energia que ela produz.
Algumas avenidas e ruas de São Paulo levam nomes de engenheiros, como a Av. Doutor Eduardo Cotching (Vila Guilherme); Av. Eng. Luís Carlos Berrini (Brooklin); Av. Eng. Caetano Alvares (Zona Norte); Estação Engenheiro Goulart, (Zona Leste); Av. Eng. Armando de Arruda Pereira (Jabaquara); Ponte Engenheiro Ary Torres (cruza o Rio Pinheiros); Av. Eng. Rebouças, Av. Francisco Prestes Maia, no centro de São Paulo.
A engenharia cumpre um papel fundamental na sociedade, e temos muito orgulho em fazer parte disso. Nosso propósito é construir apartamentos que traduzam sonhos que se transformem em lares. Feliz dia da engenharia!