Nunca produzimos tanto. Entre trabalhar, cuidar da casa, da família, acompanhar as lives do momento, fazer aquele curso imperdível e não esquecer da aula de ginástica, mal sobra tempo para dormir – que dirá para… não fazer nada.
Pois é, em tempos como os que estamos vivendo, praticar o nadismo parece até um movimento ousado, mas a verdade é que o ócio é fundamental nas nossas vidas – não foi à toa que os sábios italianos inventaram o dolce far niente, que pode ser traduzido, literalmente, para o doce fazer nada.
A verdade é que quando estamos sempre correndo e ocupados, nós perdemos a melhor companhia de todas: a nossa. Mais do que isso! Se o famoso multitasking nos dá a sensação de estarmos sendo hiperprodutivos, na verdade, ele pode estar roubando nossa energia para algo ainda mais valioso que a produtividade: nossa criatividade.
Quando estamos sempre fazendo algo, digamos, externo, como assistir a uma live, mexer numa planilha ou maratonar aquela série, não temos tempo para a nossa vida íntima, para nos “conhecermos” melhor, olhar para nossos desejos, vontades e – por que não? – medos. E, assim, vivendo no automático, nos sobra pouco tempo e pouca energia para imaginar e criar.
Isso quer dizer que temos que jogar tudo para o alto? Claro que não! Tudo isso também é fundamental para nossa saúde física e mental. Mas abrir espaço para o ócio e, ainda, para fazer aquilo que te inspira e te preenche – como escrever, pintar, dançar, fazer música ou seja lá o que te faz feliz – é essencial para uma vida mais plena e significativa.
Claro, abrir esse espaço não é simples e requer disciplina com você mesmo (o que costuma ser mais fácil de descumprir, né?). Para te ajudar, separamos três dicas certeiras. São elas:
- Marque um horário na agenda para você. Isso mesmo: pode ser meia, uma ou duas horas. O importante aqui é começar a criar o hábito de ter um momento do dia reservado para você – e apenas você! Com o tempo, isso vai ficar mais natural e fazer parte da sua rotina.
- Desconecte-se! Comece a treinar ficar distante do seu celular nesse momento seu. Não adianta tirar uma horinha para você e ficar navegando pelo Instagram ou respondendo mensagem no Whatsapp.
- Leve esse compromisso a sério. Pode parecer besteira, mas tendemos a valorizar mais os compromissos externos do que os que fazemos com nós mesmos. Por isso, lembre-se: nada é mais importante do que ter esse tempo para si. Respeite esse horário da mesma forma que você respeita uma reunião de trabalho, por exemplo.
Feitos para você
Aqui na Exto, valorizamos esses momentos em que podemos parar de olhar no relógio para fazermos só o que gostamos. Por isso, nossos empreendimentos são pensados para proporcionar esses espaços de bem-estar e equilíbrio, com áreas comuns que oferecem generosos espaços verdes, praças e bosques, além de ambientes super convidativos, como o spa com cromoterapia e o studio de yoga e meditação do Essência da Vila.
Já no Mondo Morumbi, por exemplo, nós ressaltamos que o seu mundo é o que você decide fazer nele. E por isso, nosso bem mais valioso é o tempo e você deve aproveitá-lo cada vez mais!
Além disso, muitos dos nossos projetos são próximos a parques e praças, lugares perfeitos para desacelerar e curtir a leveza da vida!