PÁSCOA: curiosidades e a origem histórica do feriado


12/04/2022
A Páscoa está chegando e vale ressaltar que a celebração vai muito além dos chocolates e guloseimas. É um momento especial para cada pessoa com renovação das esperanças,  troca de afeto e também de solidariedade. E você já parou para pensar na origem das simbologias da Páscoa? Trouxemos algumas curiosidades interessantes para refletir


Além dos deliciosos momentos regados a muito chocolate, a Páscoa é uma ocasião de renovação das esperanças, de troca de afeto e também de solidariedade. Com a volta gradativa dos encontros, este ano a celebração ganha um sabor ainda mais especial. 

Há mais de três décadas nossos empreendimentos são cenários dos almoços de Páscoa, de reuniões em família, de momentos saborosos à mesa e do famoso “Amigo Chocolate” para muitos dos nossos clientes. Mas também há muito espaço para a solidariedade, inclusive em outros ambientes! 

Tradicionalmente realizamos uma festa de Páscoa no Lar Jesus Maria José — instituição que apoiamos através do movimento social Exto Mãos à Obra.  Na ocasião, nossos colaboradores participam, de maneira voluntária, organizando e trabalhando no evento para as crianças, distribuindo guloseimas, abraços e promovendo brincadeiras. Dá uma olhada no que rolou na comemoração deste ano, que contou até com a presença do nosso mascote ErnEXTO, em sua versão urso/Coelhinho da Páscoa 



Páscoa 2022 no Lar Jesus Maria José 

Esta data tem um significado especial para cada pessoa, mas você já parou para pensar na origem das simbologias da Páscoa? Trouxemos algumas curiosidades interessantes para você também saborear conhecimento! 

PÁSCOA

Historicamente, a festa relembra a crucificação e morte de Jesus Cristo, e celebra a sua ressurreição. 
A palavra “Páscoa” deriva do termo pesach, oriundo do hebraico e dos termos “pascha”, do latim, e “paskha”, do grego, que vem justamente de “Passagem”. 

A comemoração é realizada anualmente em uma data móvel, e os critérios que determinam a realização da Páscoa foram estabelecidos pela Igreja Católica no século IV d.C., enquanto no judaísmo a data é determinada pelos ciclos do sol e da lua. 



O OVO 

Anterior ao Cristianismo e um símbolo bastante antigo, o ovo representa a fertilidade e o renascimento da vida. Muitos séculos antes do nascimento de Cristo, a troca de ovos no Equinócio da Primavera (21 de Março) era um costume que celebrava o fim do Inverno e o início da primavera. Para obterem uma boa colheita, os agricultores enterravam ovos nas terras de cultivo.

Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, a tradição foi integrada à Semana Santa. Os cristãos passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Cristo. Costumava-se pintar um ovo oco de galinha com cores bem alegres para celebrar a vida nova e a festa para o fim da quaresma — período de quarenta dias marcando por jejum e restrições antes da Semana Santa. 

Outros povos, como os gregos e os egípcios, também coloriam ovos de galinha ocos, porém em datas diferentes. Os ovos de chocolate vieram dos Pâtissiers franceses que recheavam ovos de galinha, depois de esvaziados de clara e gema, com chocolate e os pintavam por fora. Com melhores tecnologias, a partir do final do século XIX, se difundiram os ovos totalmente feitos de chocolate, utilizados até hoje. 

+ CURIOSIDADES
A comemoração cristã ocorre normalmente no primeiro domingo de Lua cheia, após o início da primavera do Hemisfério Norte, um período em que se festeja, desde tempos muito remotos, a renovação da natureza após o desgaste do inverno. 

Você Sabia?
> Na Finlândia, a Páscoa se parece um pouco com o que costumamos ver no Halloween – as crianças saem pelas ruas fantasiadas e pedindo por gostosuras.
> Na Austrália, não é o coelhinho que traz os ovos de chocolate. Lá é o Bilby, um marsupial de 30cm a 60cm de comprimento e pesa até 2.5K, com um excelente senso de olfato e capacidade de audição.

Gostou do conteúdo?
Encaminha este link para alguém especial, deseje uma Feliz Páscoa e nos conte como você vai aproveitar esta ocasião especial! 


Também pode te interessar

Decoração quentinha? Veja dicas para aquecer a casa

Alguns materiais e revestimentos são aliadas na hora de deixar o seu lar aquecido, confira algumas ...

Leia mais
Aqueça seu pet: Dicas para cuidar do seu bichinho no inverno

Veja alguns cuidados essenciais para manter a saúde do seu bichinho em dia...

Leia mais
Curiosidades da Ponte Estaiada

Veja curiosidades sobre esse cartão postal de São Paulo que completa 14 anos ...

Leia mais

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site e plataformas de parceiros. Ao explorar o site da EXTO, é autorizada a utilização das informações coletadas aplicando-as para tais finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.