Para todos


30/04/2020

A Exto mobilizou parceiros de diferentes empresas e se uniu a Gilson Rodrigues, líder comunitário de Paraisópolis, para ajudar a comunidade com doação de 75 mil fraldas, além de refeições, máscaras e outros itens.


Em tempos como o que estamos vivendo, olhar para o outro é fundamental. Afinal, são a solidariedade, a compaixão e a empatia que vão nos ajudar a saírmos, juntos, mais fortalecidos e preparados para reconstruir nosso futuro e nos tornarmos a sociedade que queremos ser.

Há dez anos, a Exto é parceira da comunidade de Paraisópolis por meio do movimento Exto Mãos à Obra, nosso projeto de responsabilidade socioambiental que atua em diversas frentes. Agora, mais do que nunca, entendemos que a população de uma das maiores favelas de São Paulo está em situação de vulnerabilidade. “A Paraisópolis tem 100 mil habitantes. Nós enfrentamos problemas e desafios que uma cidade enfrenta. E, agora, é fundamental nos prepararmos para que a população sofra menos os efeitos dessa crise”, diz Gilson Rodrigues, líder comunitário e presidente da União de Moradores de Paraisópolis.

A Exto, então, entrou em ação, primeiro identificando as demandas mais urgentes da comunidade. “Fomos entender quais eram as necessidades principais de Paraisópolis. Descobrimos, por exemplo, que fralda é um item em falta por lá, que as pessoas geralmente não lembram na hora de doar”, diz Flávia Matos, gerente de Marketing da Exto e responsável pelo Mãos à Obra. “A Exto decidiu, então, doar 75 mil fraldas descartáveis de todos os tamanhos para a comunidade”, completa.


Além do artigo, que foi o mais pedido pela população e que irá beneficiar milhares de crianças da região, a Exto mobilizou outras empresas para colaborar com a comunidade. “Buscamos parcerias para criarmos uma corrente positiva de ações. Por isso, convidamos marcas solidárias e conscientes que estão próximas à Exto”, explica Flávia.

Entre os parceiros estão o restaurante O Brazeiro, que doou 400 kits de refeições – cada kit servia uma família –, a Ideia Crua, que colaborou com mil máscaras de proteção, e o Tateno Supermercados, que doou 400 ovos de Páscoa. “Além dos itens básicos, distribuir ovos de Páscoa é trazer momentos de alegria em meio a uma situação tão desafiadora”, complementa a gerente de Marketing. Para Gilson, esse olhar apurado para as necessidades mais profundas da população da região é essencial para garantir que eles sejam realmente acolhidos. “Para nós é muito importante alcançarmos mais produtos e alternativas que vão além da cesta básica. A gente tem famílias que precisam de acesso a mais coisas. E tudo o que vem sendo feito em Paraisópolis tem apoio da inciativa privada, das pessoas físicas. Manter essa estrutura significa salvar vidas”, diz o líder comunitário.


A distribuição dos itens arrecadados foi realizada pelos mais de 840 presidentes e vice-presidentes de rua – moradores voluntários que foram de porta em porta, garantindo que a entrega acontecesse de forma organizada e as famílias em situações mais difíceis fossem priorizadas. “Essa iniciativa, neste momento delicado que vivemos, é um alívio”, comenta Gilson. “É muito bom contar com a Exto, nossa parceira de longa data. Lembro das primeiras ações aqui em Paraisópolis, com as campanhas de alfabetização, de Natal, de Páscoa. O time da Exto é um grande amigo da comunidade.”

Flávia reforça a importância de que mais pessoas se mobilizem para ajudar tanto a comunidade de Paraisópolis quanto outras populações e regiões em situação de vulnerabilidade. “Nenhuma doação é pequena demais. Toda ajuda, em um momento como este, faz diferença”, diz. “O Exto Mãos à Obra é um movimento colaborativo. Convidamos a todos a contribuir como puderem.”

Quem puder e quiser ajudar, pode escrever para: uniao@paraisopolis.org

Também pode te interessar

Mãos à Obra: Natal da Exto no Lar Jesus Maria José

Agora em dezembro, realizamos mais uma ação do Movimento Exto Mãos à Obra, em parceria com o Lar...

Leia mais

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site e plataformas de parceiros. Ao explorar o site da EXTO, é autorizada a utilização das informações coletadas aplicando-as para tais finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.