Aqui na EXTO, o trabalho voluntário é uma das premissas do nosso DNA. Entendemos que além de construirmos empreendimentos no mais alto padrão de qualidade, temos o dever de ajudar na construção de um mundo melhor para a sociedade.
A partir disso, desenvolvemos o nosso movimento social Exto Mãos à Obra. Formalizado desde 2015, o projeto incentiva boas práticas, cuidados com pessoas, animais e espaços públicos, buscando aproximar pessoas, gerar percepção positiva e incentivar ações voluntárias.
Entre as instituições auxiliadas estão a Laramara (Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual), Encontrei Um Amigo (projeto que resgata animais de rua), a comunidade de Paraisópolis, o Lar Jesus Maria José (instituição que cuida de crianças carentes), além de patrocinarmos dois jovens tenistas, como um fomento ao esporte.
Promover ações solidárias é uma das formas de mantermos nossos valores engajados e incentivar uma corrente positiva de ações, conforme ressalta nosso presidente Roberto Matos: “Nenhuma empresa ganha qualquer sentido, se não retornar para a sociedade aquilo que se faz, trabalha e recebe”.
Por isso, nossos colaboradores também colocam as mãos as obras quando o assunto é trabalho voluntário. Nas festas do Lar Jesus Maria José, por exemplo, além das doações e apoio durante o evento, todos voltam a ser criança e se jogam na brincadeira. E para completar a diversão, nosso mascote ErnEXTO (urso que nasceu a partir de uma campanhas nas redes sociais) sempre marca presença nas celebrações. Resultado disso? Um retorno ao escritório muito mais feliz e com sensação de pertencimento.
Trabalho voluntário aumenta o engajamento dos funcionários
Um levantamento realizado pelo plano CDE (Pesquisa e Consultoria de avaliação de impacto Especializada nas famílias das classes CDE no Brasil) aponta que funcionários que exercem trabalho voluntário sentem mais orgulho da empresa onde atuam, sentem-se propagadores de mudança e valorizam mais a diversidade. O estudo que ouviu 552 pessoas ainda revelou que 42,1% delas sentiram o clima organizacional mais colaborativo por meio do voluntariado.
E fora do ambiente corporativo, o tema também ganha relevância. Nove em cada dez brasileiros acham o trabalho voluntário importante, 48% fazem ou já fizeram alguma atividade voluntária e 71% têm interesse em ajudar o próximo sem receber dinheiro para isso, conforme aponta uma pesquisa do Datafolha.
E você tem realizado algum trabalho voluntário?
Além de ser uma experiência que ajuda em nosso desenvolvimento pessoal e sentimento de realização, existem alguns estudos científicos que destacam seus efeitos positivos na saúde e no bem-estar.
Benefícios do trabalho voluntário
- Redução do estresse: O trabalho voluntário pode ajudar a reduzir os níveis de estresse. Um estudo publicado na revista Health Psychology mostrou que os participantes que se envolveram em atividades voluntárias relataram uma redução nos níveis de estresse e uma melhoria geral na saúde mental.
- Melhoria da saúde física: Pesquisas sugerem que o envolvimento em atividades voluntárias está associado a uma maior longevidade e menor incidência de doenças crônicas. Um estudo publicado no Journal of Gerontology notou que os idosos que faziam trabalho voluntário regularmente apresentavam uma taxa de mortalidade 44% menor comparados aos que não faziam.
- Aumento da satisfação com a vida: Um estudo publicado no Journal of Happiness Studies descobriu que as pessoas que se envolviam em atividades voluntárias relatavam um nível maior de satisfação com a vida.
- Estímulo cognitivo: O envolvimento em atividades que exigem habilidades cognitivas, como planejamento, resolução de problemas e tomada de decisões, podem ficar mais fáceis por conta do trabalho voluntário. Essa atividade ajuda a desenvolver um estímulo cognitivo significativo e reduz o risco de declínio cognitivo relacionado à idade.
Que tal fazer o bem e ainda ganhar essa série de benefícios? Incorpore o trabalho voluntário na sua vida e ajude na transformação de um mundo melhor!