Engenharia de ponta


05/04/2021

Como é da natureza de uma empresa da construção civil, a Engenharia é a pedra fundamental da Exto – é nela onde tudo começa. Afinal, numa empresa criada há mais de 30 anos por engenheiros, essa história não tinha como ser diferente.

Aqui, integrada aos outros setores que formam a enorme engrenagem necessária para dar vida a empreendimentos com qualidade, personalidade e diversificação, a Engenharia lidera com excelência nossos projetos.

Convidamos Mauro Dias Ferreira, nosso Diretor de Engenharia para contar melhor essa história. Confira na entrevista a seguir. 


EXTO. Para começar, gostaria que você falasse sobre os diferenciais de excelência da Exto, por favor.

MAURO. São muitos fatores. Um dos principais, acredito, é o fato de termos procedimentos bem treinados e bem executados. Temos uma equipe de engenheiros que está na empresa há muito tempo. Conhecem a cultura da empresa, sua história e o modo de execução, que é algo de que a Exto não abre mão: sua qualidade de execução. E aqui não falo só da questão técnica, mas da forma como nos relacionamos com nossos parceiros e colaboradores que estão no canteiro. Outro ponto importante é que nós fazemos questão absoluta de trabalhar apenas com material de primeira linha. Isso também garante a qualidade do produto final. 

Também temos parcerias de muitos anos com empreiteiros experientes – alguns deles, inclusive, trabalham exclusivamente com a Exto –, o que nos ajuda a manter nosso padrão de excelência. Nesse sentido, também existem fatores intangíveis, que não conseguimos mensurar, como a satisfação dos parceiros em trabalhar com a gente, a afinidade com a cultura da empresa e o respeito mútuo nas relações. Isso, certamente, tem impacto no resultado.

Então, entre nossos diferenciais, podemos afirmar que nossa preocupação maior é, além da excelência técnica, a qualidade da vida que proporcionamos às pessoas que estão à nossa volta e das pessoas que trabalham nas nossas obras, sejam colaboradores da Exto ou parceiros. 

 

Ainda dentro da excelência, o que representa a Certificação PBQP-H nível A?

PBQP-H é uma sigla chata, né? [risos] É para o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, criado em 1991 pelo governo federal para, em uma explicação básica, criar padronização da qualidade das empresas na construção civil. Dentro do PBQP-H, temos o SiAC (Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil) e, dentro dele, os níveis A e B. O nível A garante que você terá uma auditoria de 100% dos serviços e 100% dos materiais, de acordo com ISO 9001. Então, quando você tem a classificação de nível A, que é o caso da Exto, isso garante que você está 100% dentro da norma. Ou seja, é uma certificação importante e amplamente reconhecida que garante oficialmente a nossa qualidade.


Como a Exto trabalha hoje a questão da sustentabilidade?

A responsabilidade ambiental permeia todo o nosso negócio, principalmente se considerarmos que a construção civil inevitavelmente gera impacto. Então, nosso compromisso é minimizar esse impacto desde a obra até o empreendimento entregue, de forma perene. Isso nos procedimentos e materiais. Utilizamos, por exemplo, portas em madeira de reflorestamento e blocos cerâmicos, em vez de concreto. Na obra, cuidamos da gestão de resíduos, com separação, armazenamento, transporte e correta destinação, reaproveitamos materiais, como tapumes e portões metálicos, e estamos padronizando o aquecimento dos chuveiros dos funcionários com aquecimento a gás ou solar. Nos nossos empreendimentos, estamos em constante evolução para aprimorar nossos recursos sustentáveis. Desde medidas simples, como pensar projetos que priorizam iluminação e ventilação naturais para reduzir o consumo de energia elétrica e implementação de coleta seletiva, até iniciativas que exigem mais inovação, como implantação de áreas verdes e telhados verdes, que proporcionam maior conforto térmico e menor necessidade de resfriamento dos ambientes, sistema para abastecimento de carros elétricos, e placas de aquecimento solar, que também suprem boa parte da água quente do empreendimento. No que diz respeito à sustentabilidade hídrica, investimos em caixas de captação para reuso de águas pluviais nas áreas comuns dos empreendimentos, além de bacias e torneiras das áreas comuns com controle de vazão para economia de água. Nossa meta não é apenas atender às legislações, mas ir além. Então evoluímos constantemente na frente da sustentabilidade. Faz parte da nossa preocupação diária.

 

Como a Engenharia se integra às outras áreas da Exto?

Nós temos uma particularidade que é muito importante e integrativa: a maioria dos nossos projetos é desenvolvida internamente. Isso requer que trabalhemos juntos a outros setores, como a área de desenvolvimento de produto e a arquitetura, por exemplo. Então temos condições muito rápidas, estamos no mesmo andar, muito próximos. É uma sinergia importante. E, quando você tem essa conexão entre os departamentos, os resultados são melhores, as informações mais precisas e fiéis, temos muito mais alcance, eficiência e qualidade, e, claro, reduzimos os erros, já que conseguimos eliminá-los na fase de projetos e, não na obra, etapa em que mitigar erros torna-se mais difícil e custoso. 

A proximidade com o nosso presidente Roberto Matos, que está muito envolvido com a questão de concepção, também nos garante essa perenidade da qualidade e dos conceitos que temos arraigados na empresa. São conceitos que a gente mantém e que estamos passando de geração para geração. Então somos uma empresa formada de pessoas, colaboradores muito antigos na empresa, que conhecem a cultura, conhecem o nosso processo, conhecem nossos procedimentos, conhecem como nós gostamos de fazer, aliados a essa nova geração, com novas ideias e um olhar para o futuro. 

 

Para finalizar, comente, por favor, com seus anos de profissão e de Exto, as mudanças e evoluções mais marcantes do  setor.

Acho que uma evolução importante é que, hoje existem uma compreensão e uma maturidade muito grandes. A maturidade do que é necessário ser feito, do que nosso cliente espera. Uma compreensão do que a empresa deseja entregar e do que o cliente deseja como produto também. Temos clientes que estão na terceira geração de aquisição de produtos da Exto. O pai comprou, o filho comprou e, agora, o neto está comprando. Nós ainda temos um modo de fazer muito próprio: construções particulares que dependem muito do ser humano, da mão-de-obra. Uma produção muito racional e de padrão tradicional. Então mantivemos o que é essencial para nós, mas, dentro da engenharia, houve essa maturação importante, resultado de todos esses anos de certificação. Porque não nos conformamos em obedecer o padrão de qualidade, nós sabemos que precisamos ir além. E, da mesma forma, também evoluiu a expectativa dos nossos clientes. No nosso entendimento, ao longo dos anos, mudamos para melhor, em termos de qualidade e de entrega do produto que o cliente espera. 

E é importante dizer, como empresa, que a gente nunca abriu mão da qualidade, em nenhum cenário. Nunca discutimos aqui se a qualidade do produto deveria ser simplificada, mas sempre melhorar. A qualidade sempre foi inquestionável. E queremos que o cliente reconheça essa diferenciação do nosso produto. Não é simples, é um trabalho árduo. É um trabalho de constante atenção. Temos que estar sempre com as antenas ligadas: na obra, nos procedimentos e nos outros departamentos. A qualidade de uma empresa tem que refletir na atuação de toda a organização e não apenas em um departamento. 

E é isso o que mais gostamos de fazer. Não importa quantos empreendimentos a gente lance, o quanto a gente cresça. A atenção, o compromisso e a qualidade sempre estarão presentes nas nossas entregas. E, o mais importante, tudo isso é feito por pessoas. São sempre várias pessoas envolvidas para que tudo dê certo.


Também pode te interessar

Mapa da nossa história

Perdizes, Morumbi, Vila Romana, Lapa… venha fazer um passeio pelos bairros que contam a nossa hist...

Leia mais
Um mundo chamado Morumbi

...

Leia mais
O lifestyle de SP com ares de NY

A Exto traz à Perdizes seu mais novo empreendimento residencial com espaços otimizados e plantas i...

Leia mais

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site e plataformas de parceiros. Ao explorar o site da EXTO, é autorizada a utilização das informações coletadas aplicando-as para tais finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.