Aqui na Exto somos apaixonados por pets. Por isso, hoje (04/10) celebramos o Dia Mundial dos Animais, data criada em defesa dos bichinhos, como um lembrete da necessidade de preservar todas as espécies animais — sejam elas selvagens ou domésticas.
A data surgiu a partir de um pleito feito pelo escritor e ativista alemão Heinrich Zimmermann e foi finalmente formalizada em 1931 durante o “International Protection Congress”, em Florença (Itália), um encontro de órgãos de proteção aos animais. O 4 de outubro foi escolhido por ser o dia oficial de São Francisco de Assis que, na tradição cristã, é considerado o padroeiro dos animais e da natureza.
Foi a partir de 1978, com a publicação da Declaração Universal dos Direitos dos Animais pela UNESCO, que a data passou a receber ainda mais atenção internacional. Composta por 14 artigos, o texto reforça o direito de todos os animais a uma vida em condições próprias para sua espécie, destacando que é nossa responsabilidade, como humanos, o dever de ensinar e aprender – desde a infância – a observar, compreender, respeitar e amar os animais.
Relação Exto e os Animais
Nossos empreendimentos levam sempre o bem-estar e qualidade de vida dos pets e seus tutores em consideração, afinal, eles também são moradores. Por isso, os Pet Plays (também conhecidos como Espaços Pet) estão presentes em todos os nossos últimos lançamentos, como é o caso do Blue Home Resort Jockey, LAMP, Upper East Perdizes, Upper West Perdizes, Essência da Vila e Only Cidade Jardim. Eles contam inclusive com equipamentos agility, brinquedos e circuitos para os pets ficarem à vontade.
Os Pet Plays oferecem descanso mental e também incentivam um gasto calórico, evitando possíveis problemas com obesidade e estresse, também são considerados ambientes mais seguros para o tutor e seu animal, por serem delimitados dentro do condomínio.
Além dos empreendimentos, nossos stands de vendas também contam com Espaços Pets para a diversão e socialização dos pets.
Há alguns anos adotamos a Praça dos Cachorros no Morumbi, onde trabalhamos melhorias e manutenção no espaço, como plantio de árvores e revitalização dos passeios. Além disso, apoiamos a ONG Encontrei um Amigo, que resgata cachorros da rua, cuida deles e os coloca para adoção de forma responsável e carinhosa. Caso esteja pensando em adotar algum pet, basta acessar o site da instituição.
Benefícios de ter um pet casa
De acordo com o IBGE, os animais domésticos estão presentes em quase 140 milhões de casas, e, segundo o Instituto Pet Brasil, em 2018, foram contabilizados mais de 54 milhões de cães, 39 milhões de aves, 24 milhões de gatos e 19 milhões de peixes no Brasil.
Quem tem animais em casa sabe bem da alegria que eles são capazes de trazer à rotina e do carinho e amor que é possível desenvolver por esses pequenos seres. Mas, o que nem todo mundo sabe, é que criar vínculos com os pets traz benefícios reais, comprovados cientificamente, para a qualidade de vida e saúde de seus tutores.
Um estudo da Universidade Melbourne, na Austrália, comprova que o elo entre tutor e seu pet libera ocitocina, o hormônio do amor e criador de vínculos profundos. E essa ocitocina é uma das principais responsáveis pelos benefícios que a companhia de um animalzinho traz pras nossas vidas. Prova disso, é que desde 2013 o hospital Albert Einstein liberou visitas de bichos a pacientes internados, inclusive em unidades semi-intensivas, como forma de humanizar o tratamento. Os benefícios são muitos:
Combate ao estresse, graças ao aumento nos níveis de ocitocina;
Redução nos níveis de depressão, pois os hormônios ocitocina, prolactina e serotonina, melhoram nosso humor e reduzem a sensação de solidão, a ansiedade e a depressão;
Equilíbrio da saúde mental, por ativar o sistema límbico e liberar endorfinas, gerando a sensação de tranquilidade, bem-estar e melhorando a autoestima;
Queda no risco de alergia das crianças que, com a convivência, desenvolvem um sistema imunológico mais forte;
Ajudam a prevenir ataques cardíacos e outras doenças cardiovasculares, por ajudar a reduzir a pressão sanguínea, o colesterol e o nível de triglicérides;
Aliviam a sensação de isolamento dos idosos, aumentando a socialização e prática de atividade física.
+ Dicas para quem é PetLover!
LEITURA: Para quem ama cachorros, vale a pena conhecer o livro “A Cabeça do Cachorro”, de Alexandra Horowitz, psicóloga e especialista em comportamento animal. Já “Cães e Gatos”, de Carlos Ruas, aborda em divertidas tirinhas o relacionamento entre essas duas adoradas espécies.
PARA ASSISTIR: Disponível no Netflix, a divertida animação “Pets – A Vida Secreta dos Bichos” ilustra situações sob o ponto de vista dos pets, recheadas de muita confusão, com o cãozinho Max de protagonista.
APP: Cuidar de pets pode dar um trabalhão. Para ajudar nessa tarefa, vale a pena contar com o app Meu Pet, para Android e iOS, onde é possível registrar e acompanhar todo o histórico de saúde, caderneta de vacinação, monitoramento de sintomas, banhos e tosa, entre outros.
PARA OUVIR: No Pet Radio, o veterinário Nuno Paixão oferece conselhos para lidar com cães, gatos e donos em episódios curtinhos de cerca de 10 minutos. Está no Spotify, Google e Apple podcasts
LOCAIS PET EM SÃO PAULO: Alguns lugares muito legais para conhecer com seu pet em São Paulo são: o Cachorródromo (Vila Guilherme), maior parque indoor para cães da América Latina; o Zena Caffè (Jardins), restaurante do chef Bertolazzi que conta com um menu exclusivo para pets; o Bra.do restaurante (Pinheiros), onde os pets têm acesso a pote de água e bifinho na faixa; Gelateria Le Botteghe Di Leonardo (Jardim Paulista), que tem no cardápio picolés naturais, feitos com iogurte orgânico, sem lactose e sem açúcar, para os cães; Zee Dog Temple (Jardins) é uma área enorme e super descolada com rooftop bar, flagship store da marca de mesmo nome, café, dog park.