Hoje é Dia das Crianças! Uma data que sempre permanece aquecida em nossos corações. Afinal, quem não lembra, na própria infância, de esperar ansiosamente por essa ocasião? Seja pelos presentes ou pela programação, em casa ou na escola, esse é sempre um dia de nostalgia para os adultos e de ansiedade para os pequenos.
A data surgiu em 1924 e foi uma inovação brasileira, pois até então não havia no mundo um dia dedicado às crianças. O 12 de outubro foi escolhido por ser a data em que Cristóvão Colombo descobriu as Américas, batizando o continente de “continente das crianças”. E, o fato de ser o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, é uma feliz coincidência, permitindo que as crianças tenham uma folga da escola e a possibilidade de curtir esse tempo com a família.
Dia das Crianças ao redor do mundo
Alguns países, como o Brasil, têm seu próprio Dia das Crianças. É o caso do Japão, onde as meninas comemoram em 3 de março com uma exposição de bonecas e os meninos, em 5 de maio, com uma exposição de capacetes de guerra. Já Portugal homenageia os pequenos em 1º de junho, com diversas atividades infantis espalhadas pelas cidades ao longo de todo o mês.
Porém, a maior parte dos países celebra o Dia Universal das Crianças, reconhecido pela ONU, em 20 de Novembro — nesta mesma data foram aprovadas, em 1959, a Declaração dos Direitos das Crianças e, em 1989, a Convenção sobre os Direitos da Criança. Ambas visam garantir aos pequenos de todo o mundo todos os direitos, até então reservados aos adultos, sem discriminação de raça, cor, sexo, origem, religião, posição econômica ou deficiência física. Além disso, afirmam que tudo que for feito com e pela criança deve levar em conta, em primeiro lugar, seu melhor interesse.
Como comemorar
Para quem tem crianças em casa ou na família, é sempre uma boa ideia aproveitar que a data é também feriado para fazer uma programação toda especial com eles — vale ir ao parque de diversões, cinema, passeios ao ar livre, contação de histórias e por aí vai.
Já para aqueles que preferem evitar as filas e aglomerações, uma programação em casa também pode ser uma ótima alternativa. Dá para assistir a filmes, cozinhar junto e fazer teatro de fantoches — o importante é pensar na diversão e investir em experiências compartilhadas!
Resgate sua criança interior
Quem não tem crianças no convívio próximo também pode comemorar. Na verdade, essa pode ser uma ótima oportunidade para nos lembrar da importância de estar sempre em contato com a nossa criança interior, o que é essencial para a manutenção da saúde mental.
A “criança interior” é uma parte inconsciente da nossa mente, responsável pelos padrões de comportamento que foram criados ao lidar com experiências difíceis na infância.
Mas estamos falando de uma outra forma de resgatar essa criança interior, também terapêutica e curadora, e que você pode e deve praticar no próprio Dia das Crianças: se permitir ser criança novamente, ou seja, voltar na infância. É como se estivesse tirando essa criança do castigo (ser adulto) e colocando-a para brincar. Cada um, aqui, vai ter suas preferências e explorá-las já faz parte do exercício. Mas algumas sugestões são andar de bike, ir com amigos a um parque inflável de diversões, marcar uma tarde de jogos de tabuleiro ou até fazer uma sessão dos clássicos desenhos. Quem aí lembra de Pokémon, Scooby-Doo, Tom & Jerry, Picapau, Digimons, Dragon Ball-Z?
A ideia é se jogar em atividades lúdicas, sem julgamentos, que nos permitem acessar camadas mais profundas de nós mesmos e desenvolver habilidades, espontaneidade e um olhar para a beleza do singelo.
Vem aí o dia das crianças no Lar Jesus Maria José!
Como já é tradição, todos os anos, nós fazemos o Dia das Crianças no Lar Jesus Maria José com uma programação bem especial! Desta vez, o evento acontecerá no dia 19/10 (quarta-feira) e contará com brinquedos infláveis, personagens e o nosso fofíssimo ErnExto! Para quem quiser ajudar e saber mais sobre o trabalho da instituição, basta entrar em contato conosco.
Dicas Exto
- No tema de criança interior, o livro “Acolhendo sua criança interior”, de Stefanie Stahl, explica sobre o porquê da criança interior ter tanto impacto nas nossas vidas e ainda traz exercícios práticos para trabalhar os traumas.
- O app Giga Gloob é a plataforma do Gloob (canal de desenhos da Globo) que reúne jogos, desenhos e séries em um só lugar, sem riscos para a criançada. Disponível nas lojas Android e iOS.
- Uma boa ideia é ir em parques de diversão ou de trampolins – atualmente são mais de 10 espalhados pela cidade, como o PopHaus, Urban Motion, Action Park e Kagoo Motion. Deixe que a criança monte o roteiro do “dia dos sonhos” com as coisas que ela mais gosta de fazer.