Curiosidades da Ponte Estaiada


08/05/2022
Ponte Estaiada faz 14 anos: Veja curiosidades sobre esse cartão postal de São Paulo


Além de servir como rota de automóveis, ligando a Av. Jornalista Roberto Marinho à Marginal Pinheiros, a Ponte Estaiada, cujo nome verdadeiro é Ponte Octávio Frias de Oliveira, é um ícone arquitetônico com seu formato único no mundo: duas pontes em curva formando um X e sustentadas por estais ligados a um único mastro com 138 metros de altura — o que corresponde a um prédio de 46 andares. 

Se fossem colocados lado a lado, as 492 toneladas de aço, percorreriam 378 mil metros, o que é equiparável à distância entre a cidade de São Paulo e a de Ourinhos (370 km).

Mas além de sua estrutura, o que sustenta a Ponte Estaiada são as valiosas histórias construídas por lá. Desde 2008 (ano de inauguração) até agora, muitos acontecimentos tornaram o local emblemático e um dos pontos turísticos mais importantes do país. 

Prova disso são as aparições da ponte em filmes, como O Ensaio Sobre a Cegueira de Fernando Meirelles, o episódio "You Don't Have to Live Like a Referee" do Simpsons e também no pôster de divulgação do filme 'Planeta dos Macacos: A Origem', quando foi lançado no Brasil. 

 
Pôster de divulgação do filme “Planeta dos Macacos: A Origem” e cena do filme “Um Ensaio sobre a Cegueira”

Já nas novelas, a TV Globo exibiu a Ponte Estaiada nas tramas: Passione, I Love Paraisópolis e Guerra dos Sexos, além, é claro, de atualmente exibi-la diariamente durante a programação dos telejornais locais Bom Dia São Paulo e SPTV. 

O local também costuma receber iluminação especial em datas simbólicas como o Natal e Outubro Rosa, além de acolher a galera esporte em eventos como o World Bike Tour e 11ª Virada Esportiva. 

E claro que também tem espaço para festa, em julho de 2020 o Dj Vintage Culture fez um show “pendurado” no local, e quem estava ao redor viu um espetáculo de efeitos visuais e pirotecnia em um set animado de duas horas. 

E já pensou em morar em frente a esse cartão postal da cidade e fazê-lo de cenário para fotos e jantares? Essa será uma das vantagens que os futuros moradores do Only Cidade Jardim terão.


Em fase de entrega, o Only Cidade Jardim, empreendimento de altíssimo padrão com sofisticados apartamentos de 4 suítes, está ficando pronto para receber diversas famílias em seus mais de 11.000m² de terreno. Vai dar para curtir as atrações da Ponte Estaiada diretamente do living ou até mesmo no conforto da suíte. A gente prova com imagens…
Além disso, a ponte vai estar presente nos campos de visão das áreas comuns que estão sendo entregues equipadas e decoradas com: complexo aquático, Tennis Court, Tennis Club, pista de caminhada, dois fitness, além de todo o programa de lazer, o que dará ainda mais valorização para a região. 

Parabéns aos 14 anos da Ponte Estaiada! E para saber mais do Only acesse: https://www.exto.com.br/empreendimentos/only-cidade-jardim e procure algum dos nossos consultores de vendas.











Também pode te interessar

Decoração quentinha? Veja dicas para aquecer a casa

Alguns materiais e revestimentos são aliadas na hora de deixar o seu lar aquecido, confira algumas ...

Leia mais
Aqueça seu pet: Dicas para cuidar do seu bichinho no inverno

Veja alguns cuidados essenciais para manter a saúde do seu bichinho em dia...

Leia mais
PÁSCOA: curiosidades e a origem histórica do feriado

...

Leia mais

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site e plataformas de parceiros. Ao explorar o site da EXTO, é autorizada a utilização das informações coletadas aplicando-as para tais finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.