As luzes têm o poder de criar e transformar ambientes. A escolha do tipo de iluminação para cada cômodo depende da intenção do uso para cada espaço. Bancadas de trabalho na cozinha e no home office, por exemplo, irão precisar de luz direta forte. Um jantar romântico ou um banheiro com clima de spa podem contar apenas com velas.
Luz Natural
A luz natural ajuda no bem-estar, na saúde e na produtividade. Uma dica para aproveitá-la ao máximo é o uso de espelhos em pontos estratégicos – paralelos ou ao lado oposto à entrada de luz – para ampliar o ambiente e criar uma iluminação natural, homogênea e confortável.
“Pensar nos acabamentos e nas cores é fundamental. As mais claras refletem mais a luz solar e fazem com que a luminosidade varra o espaço”, explica o arquiteto Igor Zanon.
Portas de vidro e cortinas claras e finas permitem mais entrada de luz. Bancadas claras à beira da janela são outro bom truque para aumentar a quantidade de luz nos ambientes.
Home Office
Atualmente é impossível pensar no projeto de um apartamento sem levar em conta um espaço de trabalho.
As mudanças impostas pela pandemia já têm aparecido nos pedidos de projetos para os escritórios em casa. “Uma nova demanda é por luz para iluminar o rosto para as videochamadas. Uma solução que temos usado é fita de LED, mas não pode ser muito forte para não ofuscar”, conta Thais Aquino, do DT Estúdio.
A bancada de trabalho precisa de iluminação direta, sem barreiras de sombras, e de pontos auxiliares, como um abajur, para leitura.
Se o home office estiver integrado a um cômodo e não for possível mudar a iluminação, o ideal é investir em uma luminária de mesa com um design interessante. “Com isso, garantimos uma iluminação necessária para o trabalho e ainda temos um item que agrega à decoração do espaço”, diz Igor Zanon.
O tipo de lâmpada também é importante. As mais usadas têm entre 2.700K e 3.000K.
Criar Cenários
A iluminação de quartos, salas e cozinhas tem de levar em conta as múltiplas funções de cada ambiente.
Na sala de estar, luzes embutidas, com o foco direcionado para as áreas de circulação, são uma boa opção para marcar o espaço sem deixar a fonte da iluminação visível.
Para leitura, uma boa dica é ter uma luminária de pé ao lado da poltrona. Luminárias sobre cadeiras, poltronas e sofás podem trazer incômodo e criam sombra de cima para baixo. “O legal é misturar os usos e separar por circuitos, assim temos um único espaço com cenários de luz diferentes para cada uso, criando um ambiente menos monótono”, diz o arquiteto Igor Zanon.
No quarto, a iluminação precisa ser acolhedora. Colocar como ponto principal uma fonte indireta é uma boa estratégia para deixar o ambiente mais relaxante.
Com a automação, também é viável criar cenários luminosos diferentes para cada uso. Por exemplo, em um quarto de casal, um cenário de luz para o uso do banheiro durante a noite em que se acende apenas uma arandela de um dos lados sem incomodar o companheiro de quarto. “A luz direta no quarto pode ficar nos armários. E o abajur para leitura sempre aparece entre os pedidos”, completa Thais Aquino, do DT Estúdio.
Intimidade
As velas também podem ser aliadas para uma iluminação especial. Lanternas com velas dentro criam um objeto interessante de decoração, além de proteger a chama e ajudar a evitar acidentes.
É possível brincar com os materiais – como madeira, ferro, vidro, fibras naturais etc – que complementam a decoração do ambiente. Em locais abertos, pendentes também são uma boa opção.
As velas podem ser usadas ainda para criar um ponto de iluminação indireto –como num canto da sala ou em uma mesa de apoio. Nesse caso, uma boa opção é usar velas de tamanhos diferentes para criar um visual interessante.
O LAMP Perdizes
O LAMP Perdizes é o nosso recente lançamento em Perdizes para se viver em 138 ou 142m². Torre única, exclusividade e a luz como elemento principal na concepção de projeto. Detalhes luminosos, que vão desde a fachada às áreas comuns, que serão entregues equipadas e decoradas.
O programa de lazer foi pensado para toda a família e é supercompleto, com piscina climatizada, piscina infantil, bar lounge piscina, fitness com equipamentos high tech, salão de festas gourmet, fireplace, coworking, brinquedoteca, playground, campo gramado, espaço Beauty com sala de massagem, entre outros espaços sofisticados.
A assinatura Exto de alto padrão em um dos pontos mais altos e nobres do bairro, a 4 min da futura Estação Perdizes do Metrô.
Texto do Estúdio Folha – caderno especial do Mercado Imobiliário.