Estímulo ao humor e até interferência em opções alimentares, descubra como a luz é capaz de mover nossas escolhas.
O LAMP – Life Around Modern Perdizes é o novo empreendimento EXTO feito para se viver em 138 ou 142m² e que tem a luz como inspiração. Esse elemento, além de fazer parte da nossa sobrevivência, está presente em diversos momentos felizes: a luz do sol entrando pela janela, as velas de aniversário que iluminam e celebram mais um ano de vida, o brilho do flash que clareiam o sorriso das selfies, entre outras solenidades.
Além disso, ela também é responsável por influenciar o nosso estado de espírito e gerar estímulos que impactam em algumas das nossas decisões. Provavelmente você já teve vontade de caminhar, se exercitar ou apenas contemplar o dia porque ele estava bonito, ensolarado… aí está uma decisão motivada por esse elemento.
Cada hora adicional passada à luz do dia está associada à redução dos transtornos depressivos, do uso de antidepressivos, da perda de prazer com a vida e da tendência a desenvolver sentimentos negativos. Também há uma melhora no humor, sono e felicidade. As informações fazem parte de estudo feito por pesquisadores da Universidade de Cambridge entre mais de 500 mil britânicos adultos.
A luz também é responsável por impactar a nossa produtividade no trabalho. Quem trabalha próximo a janelas — sendo exposto a iluminação natural — tem maior probabilidade de manter o bom humor e se manter mais saudável na rotina de trabalho. E sabe aquele cafézinho que a gente toma durante o expediente para se manter em alerta? A luz azul pode trazer resultados até melhores que a cafeína, como estimulante cerebral.
Um estudo publicado pela revista científica Sleep sugere que a exposição à luz azul, antes de uma tarefa importante, pode ser uma forma efetiva de melhorar a concentração. Esse tipo de iluminação é responsável por trazer um sinal de alerta para o cérebro, gerando estímulos mais rápidos em situações desafiadoras. Mas é claro, que é preciso ter cautela. A exposição ao brilho, como no caso da tela dos smartphones, pode prejudicar o sono, já que nos deixa em sinal de alerta, retardando a produção de melatonina – hormônio responsável pelo sono.
Até a alimentação é inspirada por esse elemento. De acordo com uma pesquisa da Kellong School, a iluminação dos restaurantes tem o poder de influenciar na decisão do cardápio. Em ambientes pouco iluminados, os consumidores acabam preferindo escolhas mais prazerosas ao invés das saudáveis. A verdade é que nós nos sentimos menos conectados às outras pessoas no escuro. Assim, atribuímos menos relevância ao que os outros pensam e mais importância ao que realmente desejamos, ou seja, aquela vontade de pedir uma guloseima!
Agora que vimos a importância da luz em vários momentos, convidamos você para vivenciar experiências ainda mais luminosas no LAMP. Um projeto com assinatura EXTO de qualidade em um dos pontos mais altos e nobres de Perdizes.
Venha tomar um café conosco e saber mais detalhes do empreendimento, visitando o decorado: Rua Campevas, 300 – Perdizes.