Aqueça seu pet: Dicas para cuidar do seu bichinho no inverno


20/06/2022


O inverno começa oficialmente hoje (21), mas parece que ele já está por aqui há alguns dias. Em maio, tivemos dias com mínima 6ºC graus e sensação térmica de 1ºC, em São Paulo, segundo o Inmet (Estação Meteorológica Mirante de Santana).

E além de nós, humanos, quem é muito impactado neste período são os pets. Apesar dos pelos, é um mito achar que eles não sofrem com o frio. Basta reparar no comportamento de alguns: muitos procuram um lugar ou algum objeto para se aquecer, têm tremedeira, passam muito tempo deitados ou respiram de forma mais lenta que o normal — a temperatura corporal média dos cães é de 39 graus.


Vale ressaltar que, diferentemente de um Husky Siberiano, que devido à pelagem espessa é menos afetado pelo frio, cães de porte pequeno e com poucos pelos precisam de atenção redobrada nesta época do ano. Alguns exemplos são: Chihuahua, Yorkshire Terrier, Shih Tzu, Pinscher, Dachshund, Boston Terrier e Boxer.

Gatos de pelagem curta também podem ser vítimas do frio. Os de pelos compridos, como os persas, podem usar roupinhas para se aquecer, mas elas podem causar "bolos" que, posteriormente, precisam ser tosados.

Como você já sabe, nós da Exto amamos pets, e pensamos bastante neles, seja em nossos próprios bichinhos, nos animais que vem nos visitar nos stands e também nos nossos clientes pets, que podem contar com áreas exclusivas para si em nossos empreendimentos! Agora, dividimos algumas dicas para manter o seu animal de estimação aquecido e protegido nestes dias gelados.




Arrume um local quentinho
Mesmo tendo o privilégio de morar com você, o ideal é que eles tenham um cantinho próprio para se abrigar de maneira confortável. Vale uma casinha, uma cama ou até cobertores próprios (falamos isso fingindo que não vemos nossos pets todas as noites enrolados na gente no sofá ,né?) .

Invista em roupinhas
É natural que alguns cães e gatos não estejam tão acostumados às roupinhas. Nesse caso, escolha modelos mais folgados e leves para que eles não fiquem incomodados. Elas ajudam muito a proteger do frio e são uma forma de esquentar ao longo do dia todo, não somente ao se deitar na caminha, rodeado por cobertores.

Maneire no banho
Reduza a frequência dos banhos. O pelo molhado, no frio, faz baixar a imunidade, principalmente de animais novinhos ou mais velhos. Quando o cheiro ficar muito forte, lave-o com água morna, seque com cuidado e, para evitar choque térmico, deixe o animal no local do banho por 20 minutos depois de tirá-lo da água.

Alimente-os 
O apetite dos animais também aumenta no inverno, já que o metabolismo acelera para manter a temperatura do corpo adequada. Dê ração normalmente, talvez aumente um pouco as quantidades, mas não exagere.

Brinque com eles
A falta de movimentos gera sedentarismo, o que não é nada bom nesse frio. Sempre que possível, movimente o seu pet para aquecer,  essa iniciativa traz ótimos momentos para ambos e aumenta a conexão entre vocês!

Dê abraços!
Nada melhor do que o calor de um abraço, né? Além de brincar com seu pet, demonstre o quanto ele é importante para você com um abraço bem gostoso, mas respeitando os limites do que seu animal considera confortável.

Preste atenção às vacinas
Lembre-se que seu pet também pode pegar gripe ou outras doenças. Por isso, mantenha a carteira de vacinação em dia, e caso seu animalzinho dê sinais de não estar bem, leve-o ao veterinário, que poderá indicar o melhor tratamento. 


Animais em situação de rua 


Um fator que merece extrema atenção também são os animais de rua, que sofrem muito com o tempo gelado e a situação de abandono. 
E aqui na Exto, através do nosso movimento social Exto Mãos à Obra, apoiamos a Encontrei Um Amigo — projeto sem fins lucrativos que resgata cachorros da rua e oferece cuidados necessários até que os animais sejam adotados. 
Caso queira ajudar diretamente a instituição ou esteja pensando em adotar algum cãozinho ou gato abandonado, entre em contato através do Instagram: https://www.instagram.com/encontreiumamigo/

Desejamos que todos encarem esses dias gelados com o coração quentinho, ao lado dos pets que amam! <3

Também pode te interessar

Decoração quentinha? Veja dicas para aquecer a casa

Alguns materiais e revestimentos são aliadas na hora de deixar o seu lar aquecido, confira algumas ...

Leia mais
Curiosidades da Ponte Estaiada

Veja curiosidades sobre esse cartão postal de São Paulo que completa 14 anos ...

Leia mais
PÁSCOA: curiosidades e a origem histórica do feriado

...

Leia mais

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site e plataformas de parceiros. Ao explorar o site da EXTO, é autorizada a utilização das informações coletadas aplicando-as para tais finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.