A música que nos move


15/08/2020

Dizem por aí que a música é a sobremesa da vida. Sem ela, a rotina não teria tanta graça, não é? Com tantos gêneros à nossa disposição, não faltam trilhas sonoras para deixar nossos dias melhores. E, mais que isso, já foi comprovado cientificamente que a música tem o poder de interferir no nosso humor, concentração, disposição e até relaxamento.  


Pensando nisso, convidamos o DJ Leo Ruas para criar quatro playlists para o Sintonia Perdizes, nosso novo empreendimento no coração de Perdizes, que é totalmente inspirado nos delicados e elegantes acordes da música clássica. E, sabendo que música nos sintoniza à vida, a proposta foi criar trilhas sonoras para diferentes momentos do dia, proporcionando mais prazer e bem-estar às nossas atividades, por mais comuns que pareçam. Afinal, a música nos permite viver o presente com mais intensidade. 


A seguir, batemos um papo com o Leo sobre o projeto para a Exto, sua trajetória como DJ e, claro, música! Confira. 


EXTO. Você pode se apresentar para os nossos leitores?

Leo Ruas. Meu nome é Leo Ruas, sou DJ de formação. Dediquei, até hoje, 80% da minha vida, se eu puder quantificar, pesquisando, ouvindo e tocando música. Começo meu dia ouvindo música, sou colecionador de discos, então a primeira coisa que faço no dia é colocar um vinil no toca-disco e curtir a música enquanto tomo café com a minha esposa. Em seguida, começo um ritual de pesquisa musical. Entro em lojas on-line de disco, serviços de straming e passo o resto do dia falando, me relacionando e trabalhando com música. 


Fale um pouco sobre sua carreira de DJ.

Ser DJ é minha ocupação principal, a música participa da minha semana como hobby, prazer e, consequentemente, faz parte do meu trabalho. Toco muito em casamentos aos fins de semana. Tenho uma carreira longa como DJ, já são 16 anos. Comecei como autoral, ou seja, tocava o que eu pesquisava, a música que gosto, acredito. Aí comecei a atuar no mercado social, em casamentos, e minha seleção musical nesse caso respeita os pedidos dos noivos. Criei um sistema em que interpreto o gosto dos noivos. Claro que tem essa inserção do meu estilo, sou muito apaixonado por música brasileira, por jazz, por música negra, tanto americana, quanto africana e brasileira, e isso sempre vai estar presente no meu set. Porém, no mercado social, consigo entender o que os noivos querem, o que a pista querem, e me torno, mais que um DJ, um administrador musical. Entendo que meu trabalho é fazer o que amo e acredito com o objetivo de fazer as pessoas se divertirem. Meu momento de sintonia com a música que amo é na minha casa, com a minha esposa e minha cachorra. É este momento em que entrego o meu verdadeiro eu e me relaciono com a música.


Conte sobre o seu projeto com a Exto para o Sintonia.

Além de ser DJ, também me especializei em consultoria musical. A ideia é entender o cliente, o cliente do cliente e pensar em uma trilha sonora que faça sentido para aquele perfil, momento ou produto. Baseado nisso, criei playlists para o novo projeto da Exto, o Sintonia Perdizes, e elas são pensadas em quem vai viver nesse novo empreendimento. Acredito que todo mundo quer estar em casa, ainda mais com este momento que estamos vivendo, que vai se expandir de forma cultural, acho que as pessoas vão cada vez mais querer aproveitar suas casas, receber pessoas. Então, estar em casa é um prazer, uma conexão, com o nosso redor e com nós mesmos, um lugar para nos sentirmos bem. E nada melhor do que uma trilha sonora para os momentos que estamos em casa. Quando a Exto me procurou para fazer essas playlists, além de, claro, pensar em trilhas para o dia a dia, a gente queria que essas playlists fossem despretensiosas, trouxessem mais prazer para momentos comuns do dia a dia. 


E como você desenvolveu cada playlist?

Criamos, a princípio, quatro playlists. A primeira, de música clássica, é totalmente conectada ao conceito do Sintonia, a escolha das músicas foi baseada nos grandes nomes e grandes interpretações do gênero, pensando também em mantras e meditações, como um pano de fundo para momentos mais calmos, de relaxamento. A segunda playlist foi pensada para aquele momento de receber os amigos, cozinhar em casa. É mais animada, mas na medida certa, são músicas que participam do momento, sem se sobressaírem ao encontro. A terceira foi inspirada nesse momento fitness, traz músicas com BPM (batidas por minuto) acelerado, que estudos já comprovaram que ajudam a melhorar a performance em treinos de alta intensidade, como a corrida. E a quarta playlist, cantando no chuveiro, já diz tudo: clássicos de todos os tempos para esse momento tão seu. São músicas para cantar alto, você vai saber a letra de todas, com certeza.


Você acredita no poder da música?

É provado cientificamente, culturalmente e socialmente que a música tem o poder de interferir no nosso humor. A música pode ser curativa, pode ajudar na concentração para o trabalho ou estudo, colaborar para o desempenho na atividade física e até no relaxamento para ajudar no sono. A história da humanidade é atrelada à música. A música precisa fazer parte do seu dia a dia. 


Pessoalmente, como a música influencia no seu dia a dia?

Quando estou triste e quero me alegrar, ouço música, e sempre escuto canções nostálgicas, que me remetem a momentos bons, como quando, por exemplo, coloco um Tim Maia para tocar e lembro da minha infância com a minha família. Também tenho um hábito curioso: adoro dobrar roupa. E essa atividade, para mim, tem que ter uma trilha sonora. É um movimento relativamente automático que me relaxa, e a música torna esse momento ainda mais prazeroso. Outro costume que tenho é fazer um intervalo no meio da tarde para relaxar. Para esse momento, gosto de colocar uma música clássica. É muito bom, desligo brevemente e, quando volto para o trabalho, me sinto muito mais disposto. 


O que é música para você?

Música é minha vida. É meu hobby, meu trabalho, meu dia a dia. É cura, é um refúgio, é conexão. 


E, para finalizar, o que é estar em sintonia para você?

Estar em sintonia, para mim, é estar em paz – e com uma boa trilha sonora!


Confira a entrevista no Youtube: https://youtu.be/cERXJ2XX3HY 

Também pode te interessar

DIA DAS CRIANÇAS: 10 brincadeiras para voltar no tempo e aproveitar os espaços das áreas comuns dos empreendimentos

Em tempos de redes sociais, reviver brincadeiras antigas pode ser um momento muito gostoso e repleto...

Leia mais
Dias dos Animais: Confira algumas curiosidades e iniciativos Exto

Projetos com áreas pet, stands de vendas petfriendly e parceria com ONG fazem parte do DNA Exto ...

Leia mais
Xô bagunça! Conheça as vantagens de contratar um personal organizer

Profissional, além de ajudar na organização de vários espaços, ajuda na melhora da qualidade de...

Leia mais

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site e plataformas de parceiros. Ao explorar o site da EXTO, é autorizada a utilização das informações coletadas aplicando-as para tais finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.