Manter-se motivado no dia a dia, muitas vezes, é um desafio. Os altos e baixos de algumas situações acabam gerando estresse e desgaste nas emoções positivas. Como grande parte do nosso tempo acaba sendo no trabalho, é importante que esse espaço seja sadio, proporcione qualidade de vida e engajamento dos colaboradores – aspectos que vão além de salários e benefícios corporativos.
Um estudo publicado pelo Harvard Business Review Analytics Services indica que o engajamento de uma equipe é um dos principais fatores que ajudam uma empresa a ter sucesso, junto a um serviço de atendimento ao cliente de alto nível, comunicação eficaz e uma boa liderança. No ambiente corporativo, engajamento é um estado mental positivo que influencia o comportamento das pessoas nas atividades profissionais. O engajamento no trabalho tem três fatores: vigor, dedicação e concentração:
- Vigor: presença de um alto nível de energia e de resiliência, quando colocamos esforço nas nossas tarefas e persistimos para enfrentar dificuldades.
- Dedicação: está ligada a um forte envolvimento com o trabalho, com um sentimento de entusiasmo, de significado, orgulho e de inspiração.
- Concentração: imersão em uma atividade, de forma prazerosa e desafiadora.
No geral, um trabalhador engajado apresenta alta energia, se identifica com o seu trabalho, tem foco, é proativo, inovador, motivado e colaborativo.
Já foi comprovado que o engajamento diminui a ocorrência de doenças relacionadas ao trabalho, especialmente as cardiovasculares, reduz o estresse, melhora a qualidade do sono, aumenta a criatividade e melhora o ambiente. Em um mundo ideal, cada pessoa deveria ocupar espaços que condizem com os seus propósitos de vida, com seus valores e poderia se realizar através do seu trabalho.
Entre as práticas que podem estimular o engajamento no trabalho estão a integração entre os colaboradores, um forte espírito de equipe, clareza das funções, avaliações, metas desafiadoras, momentos de comemoração em time e a criação de recursos para o autodesenvolvimento.
Salário Emocional
É evidente que a remuneração tradicional e os benefícios dados aos colaboradores são de extrema importância no engajamento profissional e não há o que discutir. No entanto, além de um incentivo financeiro, é necessário que haja qualidade de vida no âmbito corporativo através do salário emocional. Você conhece esse termo?
O conceito refere-se à satisfação dos colaboradores e emoções positivas para além da remuneração. A especialista em recursos humanos, a mexicana Marisa Elizundia pesquisa o tema há anos na Espanha e questiona: ”Nós investimos um terço de nossas vidas no trabalho e não podemos pensar nisso apenas em termos econômicos. Sim, você trabalha por dinheiro, mas se tirar a parte econômica, o que você tira disso? Por que você trabalha?”.
Qual seria então a definição de felicidade no trabalho? Ela pode ser compreendida por um conjunto de causas: realização pessoal, profissional, satisfação, sinergia, aceitação coletiva e boa saúde.
HappinEX (Happiness + Exto)
Outra forma de manter os colaboradores motivados são as ações de endomarketing. Geralmente, quando pensamos em estratégias de Marketing, logo associamos a ações de impacto em clientes externos e prospecção de negócios. Mas o que muita gente não sabe, é que o Marketing também pode ser aplicado em ações de engajamento.
“Aqui na Exto buscamos a satisfação plena dos nossos clientes, mas é claro que também precisamos pensar no bem-estar dos nossos colaboradores, que são o combustível da nossa trajetória. Em nossas ações de endomarketing, queremos animar a turma e também proporcionar uma rotina diferente no escritório. A estrutura da nossa sede também foi planejada para ter momentos de descontração. Temos mesa de sinuca para eles se divertirem no tempo livre, área gourmet para happy hours e Espaço Beauty para quem deseja dar um up na autoestima durante a pausa no trabalho”, comenta a diretora de Marketing Flávia Matos.
É ela quem está à frente do HappinEX, um projeto voltado para a felicidade e saúde mental dos nossos colaboradores Exto. O programa, que teve início em setembro, conta com um calendário de ações para promover mais felicidade, conhecimento e atividades que aumentam o bem-estar de todos eles. Entre as iniciativas que já ocorreram estão uma tarde de sorvetes na sede e aulão coletivo de ginástica.
“O HappinEX vem justamente para trazer um pouco de leveza em nossa rotina do escritório que por muitas vezes é agitada. O mais legal é que todo mundo se envolve nas ações dos mais diversos setores até o nosso presidente. Assim, mostramos que a sede de uma construtora e incorporadora não é apenas um local de pura formalidade. Há sempre espaço para se divertir e poder trazer felicidade no ambiente corporativo”, finaliza Flávia.