A importância da motivação no trabalho


15/11/2021

Manter-se motivado no dia a dia, muitas vezes, é um desafio. Os altos e baixos de algumas situações acabam gerando estresse e desgaste nas emoções positivas. Como grande parte do nosso tempo acaba sendo no trabalho, é importante que esse espaço seja sadio, proporcione qualidade de vida e engajamento dos colaboradores – aspectos que vão além de salários e benefícios corporativos.

Um estudo publicado pelo Harvard Business Review Analytics Services indica que o engajamento de uma equipe é um dos principais fatores que ajudam uma empresa a ter sucesso, junto a um serviço de atendimento ao cliente de alto nível, comunicação eficaz e uma boa liderança. No ambiente corporativo, engajamento é um estado mental positivo que influencia o comportamento das pessoas nas atividades profissionais. O engajamento no trabalho tem três fatores: vigor, dedicação e concentração. 

Vigor:  presença de um alto nível de energia e de resiliência, quando colocamos esforço nas nossas tarefas e persistimos para enfrentar dificuldades.

Dedicação: está ligada a um forte envolvimento com o trabalho, com um sentimento de entusiasmo, de significado, orgulho e de inspiração.

Concentração: imersão em uma atividade, de forma prazerosa e desafiadora.

No geral, um trabalhador engajado apresenta alta energia, se identifica com o seu trabalho, tem foco, é proativo, inovador, motivado e colaborativo. 

Já foi comprovado que o engajamento diminui a ocorrência de doenças relacionadas ao trabalho, especialmente as cardiovasculares, reduz o estresse, melhora a qualidade do sono, aumenta a criatividade e melhora o ambiente. Em um mundo ideal, cada pessoa deveria ocupar espaços que condizem com os seus propósitos de vida, com seus valores e poderia se realizar através do seu trabalho.

Entre as práticas que podem estimular o engajamento no trabalho estão a integração entre os colaboradores, um forte espírito de equipe, clareza das funções, avaliações, metas desafiadoras, momentos de comemoração em time e a criação de recursos para o autodesenvolvimento.


SALÁRIO EMOCIONAL

É evidente que a remuneração tradicional e os benefícios dados aos colaboradores são de extrema importância no engajamento profissional e não há o que discutir.  No entanto, além de um incentivo financeiro, é necessário que haja qualidade de vida no âmbito corporativo através do salário emocional. Você conhece esse termo?

O conceito refere-se à satisfação dos colaboradores e emoções positivas para além da remuneração. A especialista em recursos humanos, a mexicana Marisa Elizundia pesquisa o tema há anos na Espanha e questiona: Nós investimos um terço de nossas vidas no trabalho e não podemos pensar nisso apenas em termos econômicos. Sim, você trabalha por dinheiro, mas se tirar a parte econômica, o que você tira disso? Por que você trabalha?".

Qual seria então a definição de felicidade no trabalho? Ela pode ser compreendida por um conjunto de causas: realização pessoal, profissional, satisfação, sinergia, aceitação coletiva e boa saúde.

 

HAPPINEX (Happiness + EXTO)

Outra forma de manter os colaboradores motivados são as ações de endomarketing. Geralmente, quando pensamos em estratégias de Marketing, logo associamos a ações de impacto em clientes externos e prospecção de negócios. Mas o que muita gente não sabe, é que o Marketing também pode ser aplicado em ações de engajamento.

“Aqui na Exto buscamos a satisfação plena dos nossos clientes, mas é claro que também precisamos pensar no bem-estar dos nossos colaboradores, que são o combustível da nossa trajetória. Em nossas ações de endomarketing, queremos animar a turma e também proporcionar uma rotina diferente no escritório. A estrutura da nossa sede também foi planejada para ter momentos de descontração. Temos mesa de sinuca para eles se divertirem no tempo livre, área gourmet para happy hours e Espaço Beauty para quem deseja dar um up na autoestima durante a pausa no trabalho”, comenta a diretora de Marketing Flávia Matos.

É ela quem está à frente do HappinEX, um projeto voltado para a felicidade e saúde mental dos nossos colaboradores Exto. O programa, que teve início em setembro, conta com um calendário de ações para promover mais felicidade, conhecimento e atividades que aumentam o bem-estar de todos eles. Entre as iniciativas que já ocorreram estão uma tarde de sorvetes na sede e aulão coletivo de ginástica.


Tarde com degustação de sorvetes em nosso escritório deu início ao movimento HappinEX



Aulão de ginástica promovido pela equipe Inside Out Training


“O HappinEX vem justamente para trazer um pouco de leveza em nossa rotina do escritório que por muitas vezes é agitada. O mais legal é que todo mundo se envolve nas ações dos mais diversos setores até o nosso presidente. Assim, mostramos que a sede de uma construtora e incorporadora não é apenas um local de pura formalidade. Há sempre espaço para se divertir e poder trazer felicidade no ambiente corporativo”, finaliza Flávia.


 

Também pode te interessar

O Verde a cidade

https://www.exto.com.br/blog-leitura/o-verde-a-cidade-...

Leia mais
Sustentabilidade 360°

Na Semana do Meio Ambiente, a Exto amplia seu programa de Sustentabilidade dentro do projeto Exto M...

Leia mais
Da nossa família para a sua

Uma homenagem da Exto a esta data tão especial e rica em significados...

Leia mais

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site e plataformas de parceiros. Ao explorar o site da EXTO, é autorizada a utilização das informações coletadas aplicando-as para tais finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.