6 curiosidades sobre o carnaval


05/02/2024
Uma das épocas mais coloridas e alegres do ano chegou: é Carnaval! 

É tempo de glitter, festa e muita marchinha! E além dos desfiles no sambódromo e blocos de rua que arrastam multidões, vivenciar o carnaval é uma imersão na cultura popular. Confira algumas curiosidades a respeito da data que dão um baile em conhecimento! 



EXISTE CARNAVAL NO CANADÁ

Apesar de ser uma celebração tipicamente brasileira, você sabia que algumas cidades do Canadá também comemoram o carnaval?

A festa acontece na cidade de Quebec e leva o título de maior e mais famoso carnaval de inverno do mundo. E diferentemente do calor do Brasil, por lá o evento conta com muito gelo, desfiles, guerra de bola de neve, shows e outras competições esportivas. 

Para quem estiver por lá e mesmo assim sentir falta da energia que o só Brasil tem, vale a pena buscar eventos em bares e pubs brasileiros espalhados no país. 


O MAIOR BLOCO DE CARNAVAL DO MUNDO ACONTECE EM RECIFE 

Apesar de Salvador ser o grande sinônimo do Carnaval, é em Recife que encontra-se o maior bloco carnavalesco do Brasil e do mundo. Com 46 anos de história, o Galo da Madrugada arrasta milhões de pessoas e já foi reconhecido internacionalmente pelo Guinness Book.

No ano passado, o bloco foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife em uma publicação do Diário Oficial da Cidade.


SOBRE A ALA DAS BAIANAS

Os desfiles das escolas de samba sempre trazem uma ala que homenageia as mulheres baianas, com seus vestidos brancos de saia longa e rodada. O costume relembra as senhoras que abrigavam os sambistas quando esses ainda eram marginalizados pela sociedade.

Além de serem um destaque visual nos desfiles, as baianas muitas vezes desempenham um papel simbólico importante, representando a força e a resistência da cultura afro-brasileira. Sendo assim, essa ala é mais do que uma representação estética; é uma celebração da diversidade cultural e uma forma de homenagear as contribuições históricas das comunidades afrodescendentes no Brasil.


POR QUE AS PESSOAS USAM FANTASIA?

O hábito de utilizar fantasias no Carnaval tem raízes europeias, vindas da Roma antiga, onde havia o costume de se fantasiar nas ruas em homenagem aos Deuses.

Na Idade Média, durante os festejos que antecedem a Quaresma, as pessoas costumavam ir em eventos conhecidos como festas de máscaras. Essas festividades permitiam que indivíduos de diferentes classes sociais se misturassem anonimamente, dançando e comendo sem restrições sociais. 
Com a chegada dos colonizadores europeus por aqui, essas tradições foram trazidas para o Novo Mundo. Ao longo do tempo, as celebrações europeias fundiram-se com as influências africanas e indígenas locais, resultando no Carnaval brasileiro como é conhecido hoje. 



O SURGIMENTO DOS BONECOS DE OLINDA 

Não há como pensar no Carnaval de Pernambuco, sem associá-lo aos famosos bonecos de Olinda. A tradição de construir essas figuras gigantes surgiu na Europa, provavelmente durante a Idade Média, onde as religiões pagãs tinham o hábito de trazer seus mitos como grandes figuras. 

O costume chegou ao Brasil junto com os portugueses em festividades religiosas na figura de santos católicos. Mas engana-se quem pensa que foi em Olinda a primeira aparição. O primeiro boneco, Zé Pereira, ganhou as ruas em 191 no sertão de Pernambuco, mais precisamente na cidade de Belém do São Francisco, a 481 km da capital. 

CARNAVAL NO BRASIL 

As tradições carnavalescas no Brasil foram trazidas pelos portugueses, por volta do ano de 1641, através do "Entrudo" — festa de rua em que as pessoas lançavam farinha, água e ovos umas nas outras.

No entanto, por conta da repressão policial, a festa caiu em declínio. A partir daí, ganharam força as celebrações nos clubes e bailes de máscaras. Foi uma atriz italiana que organizou o primeiro baile de carnaval no Brasil. A festa aconteceu no Largo do Rocio, Rio de Janeiro, em 1840. A ideia era popularizar as tradições do carnaval veneziano.

Gostou das curiosidades? Aproveite para compartilhar essa leitura com quem AMA carnaval! 

Também pode te interessar

A arte do Churrasco: Mais uma que refeição, a celebração de momentos especiais

Conheça um pouco mais a respeito dessa paixão nacional tão tradicional nos lares brasileiros e al...

Leia mais
Dicas de Harmonização em casa

Há sempre uma opção de vinho para cada momento do dia...

Leia mais
Influenciador @gaspaindica faz tour pelo Terraro Vila Romana

Em parceria com a Exto Incorporação e Construção, criador de conteúdo conheceu o decorado do Te...

Leia mais

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site e plataformas de parceiros. Ao explorar o site da EXTO, é autorizada a utilização das informações coletadas aplicando-as para tais finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.